Leis que toda mulher deveria conhecer
08/04/2021Alteração do Índice de Correção Monetária do FGTS
23/04/2021DIA DO DESARMAMENTO INFANTIL
15 de abril
O principal objetivo desta data é debater as consequências que os incentivos ao uso de armas de fogo por crianças podem provocar na vida destes jovens que serão um dia, o futuro do país.
Replicas de armas de fogo de brinquedo ou nos jogos de vídeo game, por exemplo, são alguns dos tópicos que provocam debates sobre até quando podem influenciar negativamente as crianças ao mundo do crime e banalizar a violência. Embora seja uma discussão longa por muitos acharem que somente a índole da pessoa é capaz de fazê-lo usar uma arma e não poderiam ser influenciado por jogos de video-game, por exemplo.
Nessa data, em todas as prefeituras, em geral produzem palestras para conscientizar os pais, além de que são programadas atividades esportivas, artísticas, culturais, entre outras, com o intuito de mostrar aos jovens as possibilidades que estão disponíveis para eles na vida, os ajudando a descobrir possíveis talentos que não os leve a vida do crime.
Infelizmente, ainda é uma realidade brasileira termos crianças e adolescentes usando armas de fogo, inseridos no contexto da violência e fora das escolas, já que a falta de educação de qualidade está diretamente ligada a imersão na criminalidade.
Para tentar conscientizar a população acerca do tema, foi instituído o Dia do Desarmamento Infantil. Nessa data, lembramos que uma criança nunca deve utilizar e nem brincar com armas de fogo.
Em 2004 foi criado o Estatuto do Desarmamento, que aponta que a criminalidade está diretamente ligada ao uso de armas de fogo e que a maioria das vítimas tem idade entre 15 e 25 anos. O documento pretende combater a venda ilegal e o contrabando de armas para diminuir a violência no País.
A Campanha do Desarmamento é um marco na história do Brasil no que se refere ao combate à violência e à instituição de uma cultura de paz no país. Desde que começou o recolhimento de armas, em 15 de julho de 2004, a população já entregou cerca de 350 mil armas de fogo à destruição. O engajamento da sociedade é uma resposta ao apelo do governo para a construção de um país mais seguro. Até o dia 22 de junho de 2005, foram entregues à Polícia Federal e ao Exército um total de 342.303 mil armas.
Todos os dias devíamos ter a conscientização sobre o desarmamento infantil, lugar de criança é na escola, é no aprendizado e no lazer, é descobrindo seus hobbies, suas atividades preferidas e ficando longe da criminalidade. Cada um de nós é responsável pela qualidade de vida de nossas crianças, levando-as por caminhos seguros e corretos.
Que esse dia seja estendido por todo o ano. E que possamos juntos vencer.
Escritório Sandra Luz, sempre pronto para atendê-los.
SLuz Advocacia